
O Projeto Educativo é “um importante documento orientador, destinado a assegurar a coerência e a unidade da ação educativa de uma escola” (Carvalho e Diogo, 2001, p.104).
O conceito de Projeto está relacionado com a noção de reforço da autonomia dos atores e das organizações escolares e tem vindo, a conquistar um espaço de alguma projeção no contexto educativo e contribui para a identificação de finalidades comuns e para a construção de elos de identidade entre os atores educativos.
No entender de Carvalho e Diogo (2001) o Projeto Educativo apresenta-se como um instrumento de “planificação da ação educativa” e de “construção da identidade própria de cada estabelecimento de ensino”, e como tal deverá cumprir as seguintes funções:
• Funcionar como ponto de referência para a gestão e tomada de decisão dos órgãos da escola e dos agentes educativos;
• Garantir a unidade de ação da escola nas suas variadas dimensões;
• Ser o ponto da contextualização curricular;
• Servir de base à harmonização dos professores dos mesmos alunos;
• Promover a congruência dos aspetos organizacionais e administrativos com o papel educativo da escola. (p. 51, 52)
O Projeto Educativo deve ser visto como um projeto de referência que orienta a ação das instituições/escolas e representa a base e enquadramento de toda a atividade educativa, como refere Macedo (1995) o projeto educativo “define o sentido da sua ação educativa, afirma a sua autonomia, revela-se um elemento fundamental da dinâmica e do desenvolvimento da vida organizativa da escola” (p.113).
Neste sentido, “o Projeto Educativo surge como um instrumento, por excelência, da construção da autonomia do estabelecimento de ensino, e institui-se como um processo capaz de articular as tendências referidas: Investigação (produção de conhecimento), Inovação (mudança organizacional) e Formação (mudança de representações e práticas dos indivíduos) ” (Canário, 1992, p.12).
Na realidade, o projeto educativo orienta a ação concreta a promover e pretende identificar princípios e linhas orientadoras gerais com base no contexto e nas características da comunidade educativa, estabelecendo objetivos, ambições e prevendo parcerias, tendo em conta os recursos (materiais e humanos) disponíveis.
Seguindo esta ordem de ideias, este documento será um projeto globalizador que orienta a organização, gestão e funcionamento das instituições e também funciona como documento orientador da vida de uma instituição e deve ser visto como princípio promotor de inovação e de mudança.
O Projeto Educativo do Centro Social e Paroquial de Santa Bárbara surge da necessidade de reformulação do Projeto anterior. A sua elaboração teve como ponto de partida o Projeto Educativo anterior, bem como, as características do público-alvo e necessidades identificadas na instituição. Deste modo, pretendemos que constitua um instrumento de gestão pedagógica, que permita orientar a nossa ação e alcançar os objetivos definidos.
O Projeto “Brincar com Arte” pretende familiarizar a criança com a Arte e que a criança se expresse através das expressões, descobrindo as mais diversas formas de expressão e técnicas, que contribuem para o desenvolvimento pessoal, integração e identificação pessoal e social.
Pretendemos desenvolver atividades que estimulam as crianças a desenvolver respostas criativas perante os desafios propostos, assim como a capacidade de improvisação, o desenvolvimento da expressão pessoal, a imaginação e a sensibilidade, o respeitar as manifestações de arte dos colegas e as diferenças.
Neste sentido, consideramos que o contributo da Arte é colossal, que os benefícios para os alunos são enormes, pois contribui para o desenvolvimento da criança, quer a nível intelectual e emocional.
Os nossos objetivos primordiais são a promoção da criatividade, o desenvolvimento harmónico da criança e da expressão pessoal.
O Projeto Educativo, juntamente com o Regulamento Interno e o Plano de Atividades, representa o quadro pelo qual se devem pautar as atividades educativas.
Na construção deste projeto, pretendemos um envolvimento dos pais, dos funcionários da instituição e da comunidade envolvente, nas atividades por nós propostas e assim, torna-se a comunidade escolar e não escolar mais dinâmica e mais participativa.
Em suma o Projeto Educativo deverá ser encarado como um documento inacabado e sujeito a alterações.

Brinca comigo, Aprendo contigo
O Projeto Educativo em questão irá ser desenvolvido no próximo triénio e a temática é o “Brincar com Arte”. Este projeto tem como finalidade dar a conhecer a toda a comunidade e em primeiro lugar à instituição, onde está implementada, como são as suas instalações, os recursos humanos e materiais disponíveis.
Em relação à temática do nosso Projeto Educativo, este tem o seu foco na arte e realça a importância que as artes ocupam na educação e de que forma elas favorecem o desenvolvimento integral da criança. Este conceito leva-nos a uma educação que se preocupa com a formação do ser, da pessoa no seu todo, realçando o desenvolvimento do carácter, da imaginação, da criatividade e da expressão.
A Arte estimula a aprendizagem e dá um cunho mais livre e lúdico ao processo de ensino e aprendizagem, o que na nossa perspetiva se enquadra num atelier de tempos livres, que ajustam o lúdico à educação não formal, proporcionando às crianças o contacto com diversas áreas do saber.
A “Educação pela Arte” constitui um estímulo à formação individual e coletiva. É um incentivo à criatividade, mas também a uma aprendizagem ampla e íntegra, onde a liberdade de expressão e a experimentação de várias técnicas e materiais expõe os nossos alunos a novos desafios desde muito cedo.
Segundo Loris Malaguzzi “a criança tem cem linguagens naturais, ou modos de expressão, incluindo palavras, movimento, desenhos, pinturas, montagens, escultura, teatro de sombras, colagens, dramatizações, música, entre outras, e necessariamente, temos de possibilitar e estimular a exploração de diversas formas de expressão” (s.d. cit. Edwards; Gandini; Forman, 1999).
Na realidade, a arte surge como essencial para uma educação integral e para a construção de crianças curiosas, críticas, observadoras, capazes de intervir num contexto rico, diversificado e desafiador que é o nosso mundo atual.
Neste sentido, pretendemos desenvolver atividades que promovam o desenvolvimento do educando na criação da respetiva linguagem expressiva, no crescimento da sua autonomia e da sua capacidade criativa, de acordo com as suas emoções, ideias e inquietações interiores.

Expressão Musical
Expressão Musical
Tal como referem Hohmann e Weikart (2004) “a música é um importante aspeto da infância precoce, pelo facto das crianças mais novas estarem tão abertas a ouvir e a fazer música, e a moverem-se ao seu som. A música torna-se mesmo outra linguagem, através da qual os jovens fazedores de música aprendem coisas sobre si mesmos e sobre os outros”

Expressão Plástica
Expressão Plástica
A Expressão Plástica é essencialmente uma atitude pedagógica diferente, não centrada na produção de obras de arte, mas na criança, no desenvolvimento das suas capacidades e na satisfação das suas capacidades.

Expressão Dramática
Expressão Dramática
Segundo Martins (2002) e Kowalsky (2009) “A expressão dramática deve ser encarada como uma atividade lúdico-expressiva, tornando-se num elemento que não só desenvolve competências próprias de cada criança: de perceção, expressão e comunicação; como também promove a construção de novas ideias e posições pessoais sobre o mundo”.